04/07/2017

Soluções da Dataprom para o trânsito ajudam Niterói a conquistar premio internacional

 

Cidade fluminense foi condecorada no segmento Mobilidade no Smart Cities Urban Innovation Award, prêmio concedido pelo jornal francês Le Monde em Singapura no início deste mês

Foto: Arthur Boppré

As soluções da Dataprom para um trânsito mais inteligente ajudaram a cidade de Niterói, no Rio de Janeiro, a conquistar destaque internacional em uma premiação promovida pelo Le Monde. No último dia 2, em Singapura, o Centro de Controle Operacional da cidade recebeu uma distinção no segmento Mobilidade no evento Smart Cities Urban Innovation Award. O CCO de Niterói conta com três soluções da Dataprom.

O Programa Niterói Inteligente e Humana concorreu entre mais de 200 nomeações de cinco continentes. A análise foi realizada por 17 pessoas – entre especialistas em planejamentos de cidades, sociólogos e especialistas em cidades e inovação.

Financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o Programa Niterói Inteligente e Humana é um conjunto de soluções tecnológicas para o benefício da população e da administração pública. A Dataprom compõe o sistema com três soluções: o controlar semafórico, a prioridade seletiva e o Antares – software que permite aos gestores ter informações em tempo real de toda a operação do Transporte, Trânsito, Ferrovias, Rodovias, Segurança, Portos e Aeroportos.

Essa não foi a única premiação concedida ao município fluminense. No mês passado, o sistema de Geoinformação da prefeitura já havia vencido na categoria Gestão Municipal no evento internacional MundoGEO#Connect 2017. E agora o controlador semafórico da Dataprom e a Prioridade Seletiva voltaram a colocar Niterói no mapa mundial quando o assunto é mobilidade urbana.

Soluções inteligentes da Dataprom em Niterói e que podem ser da sua cidade

O controlador semafórico da Dataprom foi o primeiro no mercado brasileiro a contar com comunicação via pacote de dados, uma tecnologia que pode substituir ou operar paralelamente ao sistema cabeado. Essa ferramenta permite que os gestores de Niterói e de todas as cidades que o implanta monitore o fluxo da via, determine planos de horários e estabeleça pedidos de mudança de planos de via. Ele também poder ser integrado a botoeiras inteligentes e detectores veiculares.

Já o sistema de Prioridade Seletiva desenvolvido pela Dataprom prioriza de forma inteligente a passagem de veículos pré-determinados nos cruzamentos da cidade. Ele dá ao transporte coletivo maior velocidade média operacional, tornando mais rápida a viagem dos passageiros e reduzindo custos de operação. Integrado ao software Antares Evolution, o Sistema de Prioridade Seletiva da Dataprom ainda permite a analise de todas as rotas de passagem dos ônibus e a identificação dos pontos ideais para diminuir tempos de viagem.

Os sinais inteligentes que estão sendo implantados no CCO Mobilidade de Niterói também têm sensores para definir tempo de abertura e de fechamento dos semáforos de acordo com o total de veículos que passa em cada cruzamento. Eles produzirão as chamadas “ondas verdes”, sistemas que dão maior fluidez ao trânsito.