Sobre a solução

PROCESSO EFICIENTE E DINÂMICO

A Dataprom desenvolveu projetos integrados de logística e segurança para tornar a gestão de terminais portuários e portos secos mais eficiente e dinâmica. Entre as soluções da empresa, destacam-se o Controle de Acesso a ambientes restritos, o monitoramento CFTV para aumentar a segurança do ambiente e também o Sistema de Localização em Tempo Real para localizar, monitorar e fiscalizar objetos e pessoas. A Dataprom foi pioneira no Brasil ao disponibilizar a esses espaços soluções como o ISPS Code, um protocolo internacional de segurança que passou a ser exigido para a entrada de cargas nos Estados Unidos após o atentado contra as torres do World Trade Center. Destacam-se também os sistemas de identificação e controle de embarcações, como o VTMS e o RFID. Em conjunto, todas essas soluções melhoram a infraestrutura portuária ao propiciarem mais segurança, confiabilidade e qualidade à gestão.

DIFERENCIAIS DATAPORT

  • Integração com o software Antares
  • ISPS Code
  • Sistema de Gestão de Tráfego de Embarcações
  • Identificação por rádio frequência
  • Monitoramento em tempo real

Antares Evolution

TOMADAS IMEDIATAS DE DECISÕES

A solução Dataport fica ainda mais completa se atrelada ao software Antares Evolution. É ele que integra todos os produtos e serviços da Dataprom para terminais portuários e portos secos, permitindo que o gestor monitore e receba alertas do equipamento em tempo real a partir do Centro de Controle Operacional – CCO. Isso o auxilia na adoção de medidas preventivas ou até mesmo corretivas, sempre que houver fatos que fujam do padrão da operação e demandem uma tomada de decisão mais rápida.

DIFERENCIAIS ANTARES EVOLUTION

  • DataAirport
  • DataBRT
  • DataRail
  • DataPort
  • DataTransit
  • DataHighway
  • DataSecurity
  • DataTransport

Controle de Acesso

SEGURANÇA EM ENTRAR E SAIR

Regiões portuárias movimentam uma grande quantidade de pessoas e materiais diariamente, o que torna o controle e a identificação de todos eles essencial para a segurança. Por isso, a Dataprom oferece dentro da solução Dataport um dos mais avançados sistemas de Controle de Acesso. Ele identifica e registra acessos indevidos, aumentando a segurança do local protegido e a tranquilidade dos profissionais. O controle de acesso pode ser feito através de cartão magnético, SmartCard, tags ou da biometria facial e digital em uma utilização conjunta com bloqueios físicos como catracas, cancelas e portas. Todos os ambientes monitorados passarão a ter alarme de alerta sobre eventual invasão do perímetro protegido. Além disso, a solução Dataport permite monitorar e gerenciar o uso e tráfego de ativos dentro de uma empresa ou órgão público, gerando relatórios em tempo real e evitando furtos.

CFTV

MONITORAMENTO EM TEMPO REAL

Na solução Dataport, o Sistema de Monitoramento CFTV proporciona segurança adicional integrado aos demais sistemas de monitoramento. Isso permite controle total e em tempo real sobre os ambientes monitorados. As câmeras de monitoramento também captam todo tipo de imagem para acompanhamento do tráfego de cargas e de pessoas, permitindo um ágil atendimento a emergências. Isso permite ao gestor uma tomada de decisão ação rápida e eficiente em caso de incidentes ou crimes.

DIFERENCIAIS CFTV

  • Integração com o Antares
  • Registro de ocorrência
  • Monitoramento em tempo real
  • Análise inteligente de vídeo
  • Integração com todas as câmeras
  • Alta resolução
  • Indoor e outdoor
  • Comunicação IP
  • Câmera térmica

RFID

AÇÕES RÁPIDAS E EFICIENTES

A solução Dataport da Dataprom também se destaca por contar com o Radio Frequency IDentification – RFID ou Identificação por Rádio Frequência. Ele realiza a identificação automática de pessoas, equipamentos, veículos e produtos através de sinais de rádio, recuperando e armazenando informações remotamente por meio de dispositivos de tags RFID. Integrado ao Antares Dataport, esse sistema permite uma gestão eficaz dos recursos movimentados regiões portuárias.

ISPS CODE

ISPS

Após os atentados contra o World Trade Center em 11 de setembro de 2001, os Estados Unidos passaram a adotar uma série de medidas de segurança para controlar a entrada de pessoas e mercadorias no país. Nesse cenário, institui-se o International Ship and Port Facílity Security Code – ISPS Code ou Código Internacional para proteção de Navios e Instalações Portuárias. A Dataprom foi uma das primeiras empresas brasileiras a desenvolver sistemas que atendiam a esse código. Ele se destaca por exigir maior controle de entrada e saída de pessoas e veículos nas instalações portuárias, a instalação de um sistema de vigilância dos limites do perímetro do porto e do cais e a necessidade de cadastramento das pessoas e veículos que entram na instalação portuária. Maior exportador de grãos no Brasil, o Porto de Paranaguá já conta com os sistemas da Dataprom que lhe conferiram o ISPS Code.

VTMS

SEGURANÇA PARA A SOCIEDADE E PROTEÇÃO PARA A NATUREZA

A solução Dataport também integra o Vessel Traffic Management Information System (VTMS), ou Sistema de Gestão de Tráfego de Embarcações. O objetivo dele é ampliar a segurança da vida humana no mar, a segurança da navegação e a proteção ao meio ambiente nas áreas em que haja intensa movimentação de embarcações ou risco de acidente de grandes proporções. Integrada ao Antares Evolution, o VTMS recolhe, avalia e distribui dados de tráfego de navios e quaisquer outras embarcações para aperfeiçoar a segurança e eficiência do transporte marítimo. Entre esses dados estão posições, intenções e destinos dos navios, identificação, rumo e velocidade deles, além de precauções costeiras, estabelecimento de rotas a serem seguidas, planos de navegação e muitos outros fundamentais para a gestão do fluxo de embarcações.

Confira Outras Soluções